Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010





A todos os ex-alunos

Vale para todos vocês, algumas palavras ditas na formatura da turma de 2009 que tive a alegria de paraninfar:

Queridos ex-alunos
Confesso que tentei escrever um discurso convencional de paraninfo mas a retórica não ficou boa. Não combinava conosco.

Deletei tudo e fiquei imaginando um caminho cujo percurso compartilhamos nesses anos de convivência acadêmica e que assegurou um espaço de afetividade entre nós. Percorremos um continuum maravilhoso na história da música da humanidade, um espelho do tempo de cada povo, cada cultura, fosse ela erudita ou espontânea, em sua singularidade e pluralidade.

O começo deste caminho pode ter sido um piano de mais de cem anos com castiçais e velas para iluminar a partitura – o que constitui uma base sólida e cheia de ternura. Mas não deve ser o fim. O fim é o inesperado, o novo, o instigante; apóia-se na reinvenção – portanto um recomeço. Lembremos uma vez mais as palavras de John Cage: “... procure trilhar sempre novos caminhos ... você poderá se surpreender.”

O privilégio de termos como instrumento de expressão a música, e o trabalho com a Faculdade de Música Carlos Gomes, uma escola diferenciada pelo ensino interdisciplinar e humanizado, nos diz que a excelência na arte extrapola os limites do conhecimento em si e da realização pessoal e profissional – importantes, é claro – mas também repousa sobre atitudes abertas como a solidariedade, a cooperação, a renúncia ao egoísmo, o respeito pelas diferenças e pela natureza. Em suma, a arte pode integrar a construção de um ser humano completo para uma humanidade em harmonia (literalmente) e feliz.
É o que desejo a vocês: que a música os faça ... felizes!
Obrigada.

2 comentários:

  1. Adorei o blog !!! Bjs do seu sempre aluno Willie !!

    ResponderExcluir
  2. Poxa Niomar adorei o blog!!! Muito bom existir um espaço assim...a sdd fica um pouquinho menos apertada!!!! Bjinhos e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir